O esgotamento emocional tem se tornado uma das características mais comuns na sociedade atual. Essa situação tem ligação com o desequilíbrio de corpo e mente que traz uma sobrecarga excessiva a que gera diversos sintomas físicos que podem ser até mesmo confundidos com outras enfermidades. Embora o esgotamento emocional/nervoso não seja tido como um diagnóstico de doença, o mesmo, se não tratado da devida forma, pode levar a pessoa a ter sintomas de depressão, ansiedade, crises de pânico, dentre outros, sendo assim, é de extrema importância o acompanhamento/diagnóstico de um especialista seja ele um médico clínico, um psiquiatra e/ou psicólogo.
É importante reconhecer os sintomas desse esgotamento para tomar as devidas medidas e retomar a uma rotina saudável de corpo e mente! Abaixo selecionamos alguns dos sintomas mais comuns:
1- DIFICULDADE DE MANTER CONCENTRAÇÃO
O aumento do estresse ocasiona involuntariamente um maior esforço do cérebro para realizar suas atividades diárias, o que gera um cansaço ainda maior, trazendo assim, a dificuldade do indivíduo em se concentrar a longo prazo em suas atividades diárias.
2- MEMÓRIA RUIM
Quando uma pessoa se sente fortemente cansada, esgotada e estressada é muito comum que seja uma reação do corpo as alterações relacionadas a memória até mesmo para situações simples.
3- AUMENTO DE APETITE
O estresse tem relação direta com os níveis hormonais, quando o mesmo se torna crônico é capaz de concentrar o hormônio cortisol no sangue o que se torna responsável pelo aumento do apetite e especificamente pelos alimentos compostos por níveis elevados de gordura e carboidrato.
4- ALTERAÇÕES INTESTINAIS
É característico também que haja mudanças no funcionamento intestinal, que variam de dores abdominais até mesmo diarreia, excesso de gases e prisão de ventre.
5- SENSAÇÃO FREQUENTE DE QUE ALGO RUIM IRÁ ACONTECER
A sobrecarga e o estresse geram um olhar o qual tende a supervalorizar os acontecimentos e coisas ruins do dia a dia, e além disso, costuma causar uma constante sensação de que há algo de errado ou ruim prestes a acontecer.
Estes sintomas devem ser observados, em quais proporções acontecem e em que frequência e/ou duração. Quando começam a ser assíduos e duradouros é preciso reconhecer os gatilhos e motivos para consequentemente dar início a um tratamento, por isso, é de extrema importância que haja a procura por um médico especialista, para conseguir ter uma solução eficaz, visto que o esgotamento emocional/nervoso pode comprometer de maneira significativa a qualidade de vida de uma pessoa.
·
TÉCNICAS DE RELAXAMENTO PARA ACALMAR A MENTE
O estresse além de afetar a mente, se não tratado da devida forma, pode provocar diversos sintomas físicos.
Fazer uso de técnicas para relaxar auxilia na prevenção desde dos sintomas inicias até o agravamento de outras doenças já pré-existentes.
1- PRATICAR 30 MINUTOS DE EXERCICIO FISÍCO
Seja uma caminhada na rua, na praia, uma corrida de bicicleta, uma aula de dança, dentre outros, esses pequenos exercícios podem trazer inúmeros benefícios, pois essa prática pode se tornar um momento pessoal de lazer que pode ser útil para pensar nos problemas e encontrar soluções para resolve-los, ou até mesmo para que seja um momento de não pensar em absolutamente nada, além disso, é comprovado cientificamente que o cortisol, um dos hormônios ligados ao estresse, é significantemente diminuído dando lugar as endorfinas que são os hormônios responsáveis pelo nosso bem estar
2- MANTER UMA BOA ALIMENTAÇÃO
Além de extremamente importante para saúde em sua totalidade, é importante entender que há alimentos que são gatilhos para aumentar o estresse, como por exemplo, o café, e há outros que são ótimas composições para combater o mesmo, como a Vitamina C.
3- TER UM TEMPO PARA SÍ MESMO
É de extrema importância que mesmo em meio a correria do dia a dia que seja dedicado um período de tempo para lazeres pessoais. Seja ler um livro, ir ao parque, assistir um filme, ir ao restaurante favorito, dentre outras opções. O mais importante é administrar bem o tempo entre trabalho e vida pessoal para que possa dedicar-se também aquilo que ama.
4- SAIR COM OS AMIGOS
Estar perto de pessoas queridas mantém a vida social ativa e isso é um excelente meio de reduzir estresse, pois promove relacionamento com as pessoas ao redor e compartilhar desde uma conversa a um café ajudam a minimizar as ações e sintomas do estresse.
5- TOMAR REMÉDIOS NATURAIS
Existem diversos remédios naturais que podem auxiliar a diminuir os sintomas do estresse em dias intensos como por exemplo o Chá de camomila, erva-dos-gatos o chá de valeriana.
A CAMOMILA E ERVA-DOS-GATOS
são relaxantes e ligeiramente sedativos.
Ingredientes
250 ml de água a ferver
1 colher de chá de camomila seca
1 colher de cá de erva-dos-gatos seca
Modo de preparo
Ferver a água a ferver sobre as ervas e tapar deixando repousar durante dez minutos e coar. Beber três chávenas por dia.
CHÁ DE VALERIANA
A valeriana é um sedativo poderoso e seguro muito útil em casos de estresse e ansiedade.
Ingredientes
250 ml de água a ferver
1 colher de raiz de valeriana seca
Modo de preparo
Ferver a água a ferver sobre a raiz de valeriana seca, tapando de seguida para que os óleos essenciais não evaporem e deixando repousar por dez minutos, coando de seguida. Beber no máximo três chávenas por dia.
É importante ressaltar que quaisquer sintomas descritos aqui, requerem de maneira impreterível um acompanhamento de um médico especialista. Recomendamos que consulte seu plano de saúde e marque uma consulta e se ainda não possuí um plano entre em contato conosco que a #EquipeiCorretora irá te auxiliar no que for preciso!
Gostou das nossas dicas? Deixe seu comentário!
Sobre a iCorretora de Seguros Saúde
Somos uma consultoria em seguro saúde, conectados com ampla rede credenciada e com profissionais especializados que apresentam mais de 10 anos de experiência na área. Temos soluções em planos de saúde individuais, familiares e empresariais e atendemos em todo Brasil, com um único objetivo: garantir sempre as melhores condições e uma rede conveniada de saúde de qualidade.
Comments